Danças de Salão

Para quem acha que para aprender a dançar é necessário entender do assunto está enganado!
Vivemos num tempo em que as horas são mais curtas consequentemente o stress diário faz com que adiemos o que gostamos de fazer, saindo o prazer sempre prejudicado... Nesta modalidade poderá usufruir de uma aula de dança semanal. Possivelmente nunca imaginou um dia poder acertar um passo, venha experimentar e verá que o entusiasmo será de tal forma que animará a si familiares e amigos.
Esta é sem dúvida uma atividade que permite sobretudo um escape do dia-a-dia e um entretenimento saudável... 

As aulas são orientadas pelos professores: 

Hugo Romano & Carla Pinto (site: https://www.merenguita.com)

As aulas são às terças-feiras pelas 21:00!

Danças de Salão

Um pouco sobre o assunto...

As danças de salão surgiram entre os nobres da Europa e principalmente com o surgimento da dança realizada com casais. Quando os europeus foram colonizar as Américas, eles levaram as danças em locais fechados para essas localidades. Foram nesses países que surgiram os tipos mais comuns de dança de salão como bolero,  gafieira, tango, salsa, e maxixe.

Bolero - Surgiu na Europa e chegou a Cuba ainda no século XIX. A base deste ritmo é o dois pra lá, dois pra cá; porém, ocorrem também os giros, as caminhadas e evoluções durante o bolero. O nome da dança é explicado por causa dos vestidos usados por algumas bailarinas. As peças continham bolas (chamadas de boleiras).

Cha-cha-cha - É uma dança que surgiu em Cuba, durante os anos 50 e pode ser dançada em pares ou por qualquer pessoa. É um tipo de dança de salão dinâmica e divertida. Conta com três passos rápidos, chamados de chassé, e outros dois mais lentos. Quando os dançarinos executam os passos mais rápidos, o som ouvido é parecido com cha, cha,cha, por isso o nome desta dança.

Rumba - É uma das danças de salão com estilo mais lento, surgiu por meio dos ritmos africanos e chegou a Cuba após a chegada dos espanhóis. E, em 1925, foi banida do país, pois foi considerada inapropriada para os costumes da época. Entretanto, a rumba conseguiu sobreviver a todas as objeções.

Tango Argentino - O tango surgiu nos bairros mais humildes da Argentina, tornou-se uma das danças mais admiradas no mundo. Assim como a valsa, o casal de dançarinos dançam bem próximos e pode-se improvisar mais do que as outras modalidades. Apesar do surgimento no país portenho, o tango argentino sofreu influências de países como Itália, França e Espanha. Uma das origens é que a dança e a música do tango estão ligadas aos homens argentinos, que faziam filas nos bordéis e, para que não ficassem tanto tempo à espera, os donos desses estabelecimentos contratavam músicos de tango.

Merengue - Esta dança surgiu na República Dominicana e também criou raízes em países como Porto Rico, Haiti, Venezuela e Colômbia. Utiliza instrumentos musicais como os saxofones, acordeão, trompeta e teclado. Praticada por casais, a dança conta com passos rápidos e simples. Ou seja, um dos pés marca o tempo da dança e o outro segue a coreografia. Já os membros superiores não se movimentam muito deixando o ritmo apenas para as pernas e os pés.

Salsa - É uma dança que surgiu em Cuba e fez sucesso após outras danças latinas como o Cha Cha Cha, a Rumba e o Mambo. Porém, esta dança ganhou mais notoriedade por meio das obras dos porto-riquenhos Irmãos Lebron. Por onde passou, a salsa foi agregando valores de países como Venezuela, Brasil, Colômbia, Estados Unidos e República Dominicana. Dançada em pares, usa as batidas do ritmo da salsa e muitos rodopios. É uma dança sensual que permite que os bailarinos abusem da movimentação do corpo.

Samba de Gafieira - Esta dança é uma herança do "maxixe" e começou a ser praticada a partir do século XX. O nome vem da palavra francesa 'gaffe' (gafe). É sempre o homem que conduz a mulher, ele executa gestos de proteção, ritmo e elegância.

Maxixe - Surgiu com os negros no Brasil durante o século XIX. Foi uma das primeiras danças realizadas nas cidades do país. Inicialmente, foi criticada pela igreja, pela polícia e pelas famílias devido à forma sensual com que era executada pelas pessoas. É conhecido como o tango brasileiro.

Forró - O nome forró deriva da palavra 'forrobodó' e já era dançada ainda no século XIX nas cidades nordestinas. Sofreu grande influência dos africanos e europeus. É uma dança típica realizada entre casais que executam várias evoluções durante os passos. Na década de 80, surgiu um tipo de forró que utilizava instrumentos musicais eletrônicos e atraíram um público mais diversificado para esse estilo.


© 2016 - YUJ ashram; Rua Largo da Feira, 4630-419 Marco de Canaveses
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora